O Clube de Leitura de Jane Austen

Hoje à tarde, numa levante de desconexo sentimental, fui à locadora. Fui em mau horário pois a maioria dos filmes que eu queria assistir já estavam locados. Mas maioria não significa todos. É incrível como o povo da minha cidade só fica nos lançamentos e não deixa-se levar por outras produções.

O filme que eu assisti hoje à tarde, sim, também é um lançamento. Porém, o estilo é inteligente. Ao menos eu considero inteligente um filme abordando os livros da feminista escritora Jane Austen. Li somente dois livros dela. Não achei o máximo porque foge um pouco do meu foco literário; aquelas páginas de época, cheias de romances cúmplices.

Como futuro professor de literatura (ou como biblioteconomista) não posso ter um gênero predileto, preciso ler muita coisa, mesmo que não me atraia e assistir também.

 

O Clube de Literatura de Jane Austen pode ser meio fatigante no início, mas quando nos atemos aos problemas das personagens e a relação que eles têm com os livros de Austen, podemos ver que os livros têm uma grande influência sobre nossa vida corriqueira. Identifiquei-me muito com Grigg, o único homem de um clube de literatura tratando somente de Jane Austen e além do mais, ele entra para o clube sem ao menos ter lido um dos livros dela.

Grigg é um cara esforçado. Não se limita às facilidades de um carro (com um certo ar ambientalista de preocupação), mora sozinho numa casa muito bem arrumada, com uma decoração impecável e lê muito.

 

Bom… Indico este livro àquelas pessoas que passam por uma crise literária e ficam um tempão sem ler. Estas sim, irão amar o filme!

 

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

Deixe uma Resposta

