Nossas vidas entre os livros

 

mindlinQuando eu tinha catorze anos ouvi falar de um tal de José Mindlin. No exato momento, inveja pura. Não preciso dizer que Mindlin é um cara extremamente famoso no mundo literário, dono de uma biblioteca que tem raridades únicas.
Com a mesma idade, descobri que ele tinha escrito um livro, Uma Vida Entre Livros: Reencontro com o Tempo, e desesperadamente procurei por um exemplar. Pesquisei em livrarias e também descobri que o livro não é do mais baratos. A espera terminou. Na última sexta-feira, ao visitar a biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), descobri que eles tinham um exemplar e de imediato o emprestei.
Hoje pela manhã, já o terminei. Conclui que ele é muito parecido comigo (ou eu muito parecido com ele). É daqueles leitores que não se conformam em emprestar o livro, precisam tê-lo. É daqueles que tem medo do tempo, pois sabem que são muitos livros para ler em pouco tempo. É daqueles também que somente trocariam seus livros por um terço do tempo em que viveram a mais. Não posso dizer que Mindlin escreve muito bem, mas o livro ficou completo com as gravuras de suas raridades.

cris_antunes

Antes de ter lido a “biografia” de Mindlin, li um pequenino livro chamado Memórias de uma Guardadora de Livros, escrito por Cristina Antunes. Esta sortuda conseguiu um emprego na biblioteca do Mindlin sem ter nenhuma formação, somente porque amava ler. Hoje ela é amisíssima de Mindlin e conhece a biblioteca tão bem que parece que nasceu dentro dela.

Tanto nos dois livros, os relatos envolvendo manuscritos, livros raros, autores e personagens são deliciosos. Leitura obrigatória para bibliófilos.

Anúncios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

One response to “Nossas vidas entre os livros

  • Luciana

    Olá!
    Fazia tempo que eu não vinha por aqui e fico feliz de ver que continuas a escrever teu blog, mesmo enrolado com a vida universitária.
    Este post me agradou muito, pois igualmente sou fã deste senhor maravilhoso que é o Mindlin. Esse livro é uma jóia e meu sonho é conseguir o autógrafo do autor!
    Parabéns pelas escritas e por continuar se embrenhando no mundo fantástico dos livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: