Manual do bibliófilo

E agora, meu caro bibliófilo aprendiz, de que mais podemos conversar? Já proseamos bastante (talvez demais na sua opinião) e falta ainda muita coisa que eu gostaria de lhe dizer. Mas, prosa sobre livros não tem fim. Você já deve estar cansado. Quer fechar este livro e ir cuidar da vida. Se cuidar da vida é, para você, ganhar mais dinheiro, digo-lhe que não vale a pena. Ganhar muito dinheiro dá enfarte. Sempre haverá o bastante para comprar-se um livro ambicionado. O resto é vão e não vale o sonho imenso de quem gosta de livros raros.
Não vive verdadeiramente quem não gosta de dar uma prosa com um amigo ou ler um livro com vagar. Desejo-lhe que tenha sempre tempo para prosear sobre livros. Quando nos encontrarmos de novo, espero que seja você quem me conte coisas sobre livros e me diga os exemplares raros que já possui.

É assim que termina o livro “O Bibliófilo aprendiz: prosa de um velho colecionador para ser lida por quem gosta de livros, mas pode também servir de pequeno guia aos que desejam formar uma coleção de obras raras, antigas ou modernas.”, editado pela Casa da Palavra em 2005 e escrito pelo grande bibliófilo Rubens Borba de Moraes.

Em todo o livro sente-se a audácia de Rubens, ele não tem medo de criticar famosos, não tem medo de colocar a sua opinião sem demagogias. E o livro é isso mesmo que diz no “pequeno” subtítulo, quem quiser montar uma coleção de obras raras tem o guia completo em mãos. Trata desde como armazenar os livros (cuidando com pó, clima e bichos) até a história de grandes raridades que bibliófilos sempre correm atrás.

 

Realmente, valeu muito a pena ter lido este livro! Indico aos apaixonados por livros.

Anúncios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

One response to “Manual do bibliófilo

  • Diego Reigoto

    Claro que eu tiro as fotos de bibliotecas para vc. Só tem duas coisas:
    1) Qual é seu prazo? Estou aqui a trabalho e turismo é só no final de semana. Se seu prazo for curto, corro logo para tirar as fotos já nesse sábado, na biblioteca da cidade do próximo passeio.

    2) Você poderia me responder por e-mail (polaroidescriticas@gmail.com)? Assim eu fico com um e-mail seu para enviar as fotos. Pode ser?

    Grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: