Anjos e Demônios na telona

Acabei de voltar do cinema. Assisti ao filme de Ron Howard, Anjos e Demônios, baseado no livro homônimo de Dan Brown – que para mim é o melhor dele.

Quando eu tinha visto alguns trailers e relembrado as cenas que imaginei quando li – e reli o livro na versão ilustrada -, parece a produção foi retirada da minha imaginação, principalmente as mortes dos preferiti.

[CUIDADO! As próximas linhas contêm spoilers!]

No todo, o filme ficou muito bom, bastante fiel ao livro (salvo as apuradas tempo entre um assassinato e outro). Fiquei encantado com o modo que eles reproduziram o Arquivo do Vaticano e a ironia com os cardeais fumantes. Justamente em uma das partes que eu mais gosto, quando Langdon encontra o livro de Galileu, reparei num possível erro (preciso pesquisar para comprovar). Quando Robert abre o livro, ele está todo digitado, como se fosse impresso. O livro tem pouco mais de quatro anos; será que já ano da imprensa de Gutenberg? E mesmo que fosse, como ele conseguiria “imprimir” se era algo secreto? Outra pergunta que ficou na minha cabeça (não querendo ser racista, é claro!): existem cardeais negros? Eu, particularmente, nunca vi um.

Para completar… A explosão da antimatéria ficou perfeita! Para quem não leu o livro, pode ser que ficou meio idiota. As tomadas nas “igrejas” também ficaram ótimas e as imagens com as grandes esculturas ficaram belíssimas, um misto de mistério e beleza.

Ao final da sessão, reparei que na mesma fileira em que eu estava tinha dois casais, acho que cada um com mais de setenta e cinco anos. Na hora perguntei-me se eles eram católicos fervorosos ou se meros questionadores da bagunça que é esta instituição. Esperei que eles saíssem da sala, segui-os para ver se conseguia escutar algum comentário. Nada. Alguns resmungos somente.

Para quem ainda está em dúvida em assistir, recomendo! Vale o dinheiro do ingresso!

anjos-e-demonios

Anúncios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: