Anjos e Demônios na telona

Acabei de voltar do cinema. Assisti ao filme de Ron Howard, Anjos e Demônios, baseado no livro homônimo de Dan Brown – que para mim é o melhor dele.

Quando eu tinha visto alguns trailers e relembrado as cenas que imaginei quando li – e reli o livro na versão ilustrada -, parece a produção foi retirada da minha imaginação, principalmente as mortes dos preferiti.

[CUIDADO! As próximas linhas contêm spoilers!]

No todo, o filme ficou muito bom, bastante fiel ao livro (salvo as apuradas tempo entre um assassinato e outro). Fiquei encantado com o modo que eles reproduziram o Arquivo do Vaticano e a ironia com os cardeais fumantes. Justamente em uma das partes que eu mais gosto, quando Langdon encontra o livro de Galileu, reparei num possível erro (preciso pesquisar para comprovar). Quando Robert abre o livro, ele está todo digitado, como se fosse impresso. O livro tem pouco mais de quatro anos; será que já ano da imprensa de Gutenberg? E mesmo que fosse, como ele conseguiria “imprimir” se era algo secreto? Outra pergunta que ficou na minha cabeça (não querendo ser racista, é claro!): existem cardeais negros? Eu, particularmente, nunca vi um.

Para completar… A explosão da antimatéria ficou perfeita! Para quem não leu o livro, pode ser que ficou meio idiota. As tomadas nas “igrejas” também ficaram ótimas e as imagens com as grandes esculturas ficaram belíssimas, um misto de mistério e beleza.

Ao final da sessão, reparei que na mesma fileira em que eu estava tinha dois casais, acho que cada um com mais de setenta e cinco anos. Na hora perguntei-me se eles eram católicos fervorosos ou se meros questionadores da bagunça que é esta instituição. Esperei que eles saíssem da sala, segui-os para ver se conseguia escutar algum comentário. Nada. Alguns resmungos somente.

Para quem ainda está em dúvida em assistir, recomendo! Vale o dinheiro do ingresso!

anjos-e-demonios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

Deixe uma Resposta

