Tão sublime

Encontrei um blog português que fala muito a respeito de José Saramago. Foi lá que assisti a alguns vídeos muito interessantes e o melhor: um post anunciando o novo livro dele!! Pensei que o Nobel de Literatura, com 86 anos, pararia com A Viagem do Elefante, publicado ano passado, mas graças a Deus que não.

Não canso de repetir que Saramago é o meu autor predileto. Tornou-se o meu preferido quando li dele um livro a respeito da Morte, um assunto que acho fantástico. Mas não é porque ele é o meu preferido que li todos os livros dele. Primeiro porque não são livros fáceis de ler e segundo porque eu quero ler os exemplares comprados (ou ganhados) pela minha pessoa; portanto, li somente “As Intermitências da Morte”, “A Viagem do Elefante”, “Ensaio sobre a Cegueira” e quase todos os contos de “Objecto Quase” (o único de uma biblioteca). E não pensem também que quero acelerar este processo. Quero deliciar os livros, devagarosamente, como se não fossem jamais acabar.

 

Termino com esta bela frase, de Jorge Luis Borges:

“Tenho a suspeita de que a espécia humana – a única – está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta.”

Anúncios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: