Agora com Tolkien à minha prateleira!

Revista Veja e Globo tem algo comum, que é além da mídia que eles montam para o “povão” ver, trata-se que o que eles têm de melhor mesmo está no final da programação. No caso da Globo, o Programa do Jô (que nem sempre tem boas entrevistas). No caso da Veja, as últimas páginas com as resenhas críticas de livros, CDs, filmes e espetáculos (que também nem sempre são resenhados da melhor maneira).

Semana passada, na fila do supermercado, peguei a edição da Veja daquela semana e, como sempre, fui direto às últimas páginas, dar uma olhada nas resenhas e na lista de livros mais vendidos. Eis uma surpresa: os livros de Tolkien voltaram para a lista! Para quem não sabe, John Ronald Reuel Tolkien é o criador da famosa trilogia O Senhor dos Anéis, também escritor de O Hobbit, Silmarillion, Contos Inacabados e mais uns dois ou três títulos que não me vem à lembrança agora.

Li toda a obra dele e fiquei embasbacado com tamanha criatividade em inventar de forma coerente idiomas, raças, credos e um planeta fabuloso (a Terra Média). Isso com quinze anos. Aí fiz uma re-leitura da obra com dezesseis anos e outra com dezessete. Entre uma re-leitura e outra, assisti dezenas de vezes à produção cinematográfica do livro, produzida com êxito por Peter Jackson.

Com tantas re-leituras, você pode pensar que eu tenho a trilogia (ou dividida em três volumes ou naquele exemplar único de 1200 páginas), mas não. Comprei ontem a trilogia e também descobri porque o retorno à lista dos mais vendidos: a Submarino está com uma promoção imperdível, onde a trilogia e mais os romances antecedentes à ela (O Hobbit e O Silmarillion), por somente R$39,90! É claro que uma promoção dessas é capaz deste retorno, já que a obra completa, com a trilogia dividida em volumes, sai por R$272,00. Agora é só esperar pelas férias e re-ler tudo, já que ano que vem O Hobbit também sairá nas telonas.

Anúncios

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

2 responses to “Agora com Tolkien à minha prateleira!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: