O previsível filme “Eclipse”

Voltei do cinema agora, fui assistir ao terceiro filme da aclamada (não por mim) saga Crepúsculo, Eclipse.

Eu não esperava nada pelo filme desde que li o livro ano passado. Já comentei aqui no blog o que acho sobre esta saga e não vou repetir por medo de levar comentários altamente perigosos por parte de fãs que infortuitamente passam por aqui (rs).

Na literatura há muito de uma receita de enredo que eu não gosto: da mocinha triste que se descabela pelo bonitão e no fim eles vivem juntos para sempre. Esparsas obras é que se diferenciam um pouco, mas é difícil encontrá-las.

Com Eclipse é assim, com todo o sofrimento de Bella Swan, que é interpretada por uma guria que ora vai bem, ora fracassa totalmente em sua atuação. Pattinson foi bem como Cedric Diggory e iria bem também nesta saga, mas não gosto do esforço que ele faz ao modificar a sua voz, querendo ser mais hétero ou coisa do tipo. O Lautner ainda precisa ser lapidado o cérebro, não somente o corpo.

Assim como no livro, Eclipse tem uma trama muito mais perigosa, cheia de ação. No filme, isso ficou muito claro com a perfeita atuação da atriz que faz Victoire, ela realmente consegue passar um medo. Mesmo com mais ação, ainda assim achei que ele seguiu a mesma forma dos filmes anteriores: Edward se prepara para um luta de gran finale e ao mesmo tempo tenta esconder Bella, enquanto sua família vai se preparando e tal. A luta deste filme foi muito bem elaborada, mas eu colocaria alguém importante para morrer. Uma boa história imita a vida e nem sempre o bonzinho sai ganhando.

Finalizando, o filme é muito previsível, com aquelas tediosas falas de diário da Bella. A trilha sonora novamente salva, assim com em Lua Nova. Agora preciso ler o último volume da saga e quando o fizer, novamente passarei por aqui.

About jorgedoprado

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC), Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC), Bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Ver todos os artigos de jorgedoprado

3 responses to “O previsível filme “Eclipse”

  • Aline

    Ainda não vi o filme, mas pretendo vê-lo ainda este fim de semana. Mas fiquei impressionada com o seu comentário sobre a luta do final, que foi bem elaborada e tal. Porque Eclipse foi, para mim, o livro mais decepcionante da saga. A luta do final não teve nada de grandiosa, achei que foi bem sem sentido até, como se a luta fosse simplesmente um pretexto para existirem os acontecimentos anteriores; achei super fraquinho. Como eu já disse no meu blog, este é um dos raros (e acho que o único) casos em que gosto mais dos filmes do que dos livros.

    Bjo,

    Aline – http://escrevendoloucamente.blogspot.com/

  • aderitao

    Vi filme ontem, estou tentar perceber quão fenômeno grande ecran, mas consigo! Se actores fizessem um esforço interpretação emocional, exprimir diálogo ambiente adaptaçao fiel livro, sairia aqui mais belo épica saga romântico todos tempos e até recebia elogios críticos, e talvez até receberia um óscares, uí isto já e exagero.

  • THAIANE

    o meu preferido é amanhecer.
    Se não gostas da SAGA nao escreve, eu adoro!
    Eu acho que foi mtoo legal
    Amooooo

Deixe uma Resposta

